«Isto é um conflito entre as petrolíferas e os motoristas»

"Quem fixa o preço por quilómetro nem são as empresas de transportes. Quem quer fixar o preço deste salário é a GALP é a REPSOL. Isto é um conflito entre as petrolíferas e os motoristas" Raquel Varela (ver video abaixo)


Porque os motoristas estão em greve?

No fundo tudo se resume a isto, os motoristas exigem ganhar o mesmo que ganhavam antes, mas que as empresas passem a assumir os custos fiscais a que fugiam antes. Os motoristas ganhavam com 15 horas de trabalho diário 1200 a 1300 líquidos, e exigem ganhar agora cerca de 1150 líquidos com 8 horas de trabalho - o que corresponde a um salário bruto de 1550 porque obriga as empresas a pagarem impostos.

A Fectrans, afecta à GCTP, assinou com a Antram um acordo em 2018 - em vigor - onde prevê que os motoristas passam a ganhar 700 euros de base mais 280 de subsídios com isenção de horário. Ou seja, passam a trabalhar as mesmas 13, 14, 15 horas e trazem para casa 900 euros. Foi isto que levou à criação do novo sindicato, que reúne cada vez mais motoristas. É semelhante ao acordo que foi feito na Auto Europa e que então foi rejeitado - trabalham sempre, não interessa quando e como, com um limite de 300 por mês a mais. Tudo se resume a isto. Acrescento: não foram os motoristas que romperam o acordo assinado com a Antram, foram os sócios da Antram que recusaram em plenário pagar os 1550 brutos. É isso que leva a esta greve.

Esta greve coincide com um trabalho de enorme exigência na Faculdade que estou a realizar. Espero porém ter explicado o essencial neste vídeo, que aqui partilho, contribuindo para o esclarecimento do conflito em causa.
Raquel Varela

"Quem fixa o preço por quilómetro nem são as empresas de transportes. As empresas de transportes são a mediação entre as petrolíferas e estes trabalhadores. Quem quer fixar o preço deste salário é a GALP é a REPSOL. Isto é um conflito, de facto, entre as petrolíferas e os motoristas" (Raquel Varela, RTP3)
video:

«Vamos continuar a ser enganados sobre os preços dos combustíveis»
Com tecnologia do Blogger.