«Quero lá saber quanto é que já gastou, sra. ministra»

Quero lá saber quanto é que já gastou, sra. ministra
É para estas ocasiões que servem os bolsos do Estado.

João Miguel Tavares: "Excerto do meu texto de hoje [no Publico]"



Na manhã de ontem, Marta Temido esteve no Parlamento a dizer que "as medidas aplicadas para conter a epidemia do novo coronavírus em Portugal já tiveram um impacto de 10 milhões euros no orçamento da Saúde" e que a tutela está muito esforçadamente "a trabalhar para acomodar esta despesa"; e Graça Freitas esteve a dar uma entrevista para o podcast de Daniel Oliveira.

Nada contra audições parlamentares, nem contra o podcast do Daniel Oliveira, no qual até já participei - mas será que Freitas e Temido não tinham nada de mais urgente para fazer na manhã de ontem?

Cara senhora ministra: estou-me bem nas tintas para os 10 milhões que já gastou, um valor, aliás, que me parece ridículo face à dimensão da ameaça da covid-19. É para estas ocasiões que servem os bolsos do Estado.

O que eu gostava mesmo de saber é como é que as medidas de contenção falharam no Hospital de Santa Maria, onde, de repente, se descobrem doentes infectados internados há vários dias com pneumonias, comprometendo instalações e pessoal hospitalar.

Importa pouco saber se são 10, 100 ou mil milhões de euros, mas importa muito saber isto: qual a razão para testar um Presidente da República assintomático e não testar doentes com pneumonia internados num hospital central? É deste tipo de exigência que eu falo; e são estas as perguntas a que é urgente responder. (JMT)

Joana Amaral Dias: Não há dinheiro para a saúde? Mas há dinheiro para fechar os olhos às multinacionais. - Portugal perde 620 milhões com fuga fiscal das multinacionais
Com tecnologia do Blogger.