Portugal perde 620 milhões com fuga fiscal das multinacionais - Portugal Glorioso

Portugal perde 620 milhões com fuga fiscal das multinacionais

Joana Amaral Dias: Estado português fecha os olhos às multinacionais e perde 620 milhões de euros por ano em impostos que ficam por cobrar.



JOANA AMARAL DIAS:
Não há dinheiro para a saúde ou para descongelar carreiras, não é? Mas há dinheiro para fechar os olhos à fuga fiscal das multinacionais.

Portugal perde mais de 620 milhões de euros por ano - 11% da receita em IRC - em impostos sobre as empresas para paraísos fiscais na UE, como o Luxemburgo, a Irlanda ou Holanda. Isto enquanto acossa os pequenos Empresários e os contribuintes em geral.

E, mesmo assim, o Governo português bloqueia a lei que poderia evitar essa sangria, essas manobras de transferência de lucros.

Isto é, há uma directiva europeia de 2017 que obriga as grandes empresas a declarar publicamente os seus volumes de negócios e impostos pagos em todos os países em que operam, aumentando o escrutínio do planeamento fiscal agressivo que, frequentemente, é eufemismo para fraude.

Entre esses Estados que impedem este necessário progresso estão alguns dos mais conhecidos "refúgios fiscais" europeus: Malta, Chipre, Irlanda, Luxemburgo. E... Portugal. Bonito.

video: Joana Amaral Dias:

ADENDA: 12-04-2020 | COVID-19
Portugal perde 236 milhões de impostos para a Holanda
por Diogo Camilo6917 SABADO
O país que tentou até à última bloquear uma ajuda europeia à pandemia do coronavírus é o que mais lucra com políticas fiscais. Os Estados da UE mais afectados pelo novo coronavírus estão a perder mais de 9 mil milhões de euros de impostos por ano para a Holanda.

Com tecnologia do Blogger.