Ponte VASCO da GAMA ou do GAMANÇO? - Paulo Morais

Só há uma solução justa e que tarda: a EXPROPRIAÇÃO da ponte Vasco da Gama, A CUSTO ZERO!

Ponte VASCO DA GAMA

Ponte VASCO... DA GAMA ou do GAMANÇO?

A construção da Ponte Vasco da Gama foi um dos mais ruinosos negócios para o Estado português, conduzido por Ferreira do Amaral (como Ministro de Cavaco Silva), o mesmo que hoje é Presidente da LUSOPONTE, concessionária privada da Ponte.

Amaral semeou com o dinheiro dos contribuintes e colhe agora para… si mesmo!

A participação privada na nova travessia do Tejo nasceu de um embuste, a tese de que o Estado não teria dinheiro para construir a infra-estrutura e recorria ao apoio dos privados, a quem mais tarde pagaria determinadas rendas.

Nada mais errado! Até porque os privados entraram com apenas um quarto dos 897 milhões de euros em que orçava o investimento. O restante foi garantido pelo estado português, através do Fundo de Coesão da União Europeia (36%), da cedência da receita das portagens da Ponte 25 de Abril (6.0%) e por um empréstimo do Banco Europeu de Investimentos (33%).

O verdadeiro investidor foi o Estado português que assim garantiu a privados uma tença milionária ao longo de anos. Já em 2010, as receitas das portagens atingiam quase 75 milhões de euros. Mais tarde, e sem razão aparente, o estado prolongou ainda a concessão por sete anos, provocando perdas que foram superiores a mil milhões. E muito mais...

Só há uma solução justa e que tarda: a EXPROPRIAÇÃO da ponte Vasco da Gama, A CUSTO ZERO! É a forma justa de devolver o dinheiro a quem pertence, ao Povo português, dinheiro que tanta falta faz à Comunidade.
Paulo de Morais



ADENDA 26-05-2022:

Ponte VASCO DA GAMA - ou DO GAMA(NÇO)? 

A ponte foi paga maioritariamente com dinheiro vindo da Europa, mas acabou nas mãos da privada Lusoponte. Foi FERREIRA DO AMARAL, Ministro de Cavaco Silva que mandou construir a PONTE VASCO DA GAMA. 

Este foi um dos mais ruinosos negócios para o Estado português desde sempre: os privados que construíram a ponte entraram com apenas um quarto do investimento. O restante foi garantido pelo Estado, com dinheiro europeu, que assim permitiu aos privados rentabilidades milionárias ao longo de décadas. 

Mais tarde, o Estado beneficiou ainda o concessionário (Lusoponte) em mais de mil milhões - mais do que o próprio valor da ponte! Para cúmulo, hoje, ainda agora, o presidente da Lusoponte é Ferreira do Amaral, o mesmíssimo, o ministro que a mandou construir, responsável por este negócio calamitoso. 

A ponte já está hoje mais do que paga, os concessionários continuam a facturar de forma milionária e Ferreira do Amaral recebe a sua tença milionária e vitalícia. A Ponte deveria chamar-se Ponte Ferreira do Gamanço. Mais um crime sem castigo.
Paulo de Morais

2 comentários blogger

  1. É este miserável país que temos! Tudo isto é fruto de DÉCADAS de governos e políticos corruptos e bandidos! Os porcos tem sido muitos mas a gamela é muito grande! Chega perfeitamente para todos eles fuçarem à vontade...

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  2. O comentário anterior, sobre "porcos" e "gamelas" é da minha autoria.
    José Ramos

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