Portugal continua a sofrer de corrupção e incompetência - Miguel Szymanski

Como a extrema-direita em Portugal está a capitalizar o desgaste e os fenómenos de corrupção ao centro.

PG

Emigrar, ou não emigrar, eis a questão.

De: Miguel Szymanski
Nas praias e nas esplanadas, mais máscara menos gel desinfectante, está tudo bem no reino de Portugal e dos Algarves.

Mas nas esferas do poder, e nos círculos à sua volta, Portugal, independentemente da actual pandemia, continua um local infecto e doente, a sofrer de corrupção, incompetência e outros achaques.

Dá vontade de emigrar, por todas as razões, menos as dos três ‘C’. O que nos agarra ao país são o Clima, a Comida e a Companhia. Tirando o mar e a praia, o peixe grelhado e os figos, a simpatia das pessoas e os laços familiares, Portugal é uma doença em curso.

A economia, agora de rastos com o Covid, já antes da pandemia estava presa só por arames. A muito proclamada recuperação económica dos últimos anos assentava naquilo a que nos países anglosaxónicos se chama "burger jobs”: empregos mal pagos e de baixa ou nenhuma qualificação.

Em português dir-se-ia: empregos a servir turistas, a embrulhar pastéis de nata e a vender casas a investidores chineses ou reformados franceses. Mas tudo isto com elevada formação: muita gente que arrenda quartos em alojamento local tem um curso de arquitectura ou antropologia, muitos vendedores de casas são sociólogos e geógrafos. 

Já quem tem cursos de enfermagem ou medicina não hesita em emigrar. Portugal é a história de um doente bipolar, entre a euforia das narrativas de sucesso e a depressão do mundo no país real, entre o discurso político e a inércia política.

Na economia os bancos continuam a bombar liquidez por canais suspeitos e de uma forma que faz lembrar o funcionamento de associações criminosas, mas financiadas pelo Estado com dinheiro de créditos do exterior, que representam, na realidade, uma imparável espiral de endividamento. São as dívidas que está a pagar quem ainda tem trabalho ou rendimentos e, uma dia, continuará a pagar quem hoje ainda usa fraldas e está a aprender a gatinhar.

Depois dos bancos terem recebido a fatia de leão da gigantesca dívida de 78 mil milhões de euros contraída no tempo da Troika nos anos dez, nos anos 20 continua o saque

Agora com contornos cada vez menos de alta finança, tóxica, e cada vez mais de delinquência, comum (como o caso actual do banco que vendeu imóveis muito abaixo do preço de mercado a uma sociedade, num paraíso fiscal, à qual emprestou dinheiro para concluir esse mesmo negócio, ao mesmo tempo que recebeu injecções de liquidez de milhares de milhões do Estado por, alegadamente, estar em dificuldades).

E porque é que o Estado se presta há tantos anos a financiar os negócios ruinosos e criminosos da banca? A resposta oficial é: porque os bancos têm 'relevância sistémica'. A resposta mais pragmátjca é outra. A banca e as empresas, fundações e organismos no universo bancário são uma espécie de 'agência gold' e de ‘reforma premium’ dos ex-governantes dos últimos 30 anos, onde, como contrapartida do que fizeram na política, terminam as suas carreiras como administradores, altos quadros, consultores, advogados, etc.

Mas o jogo da moderna democracia portuguesa corre o risco de chegar ao fim. Por um lado, o positivo, surgem iniciativas cívicas, como o manifesto a exigir ao Estado transparência e escrutínio na gestão dos fundos europeus, da forma a evitar a gestão danosa. Pelo outro, o negativo, teme-se a ameaça de uma extrema direita populista, xenófoba e saudosista.

O balanço parece, à primeira vista, equilibrado. Mas a cultura cívica, de exigência ética e reforma do sistema, não tem a mesma força e massa crítica que a cultura anti-sistema, farta dos “eles lá em cima” e do saque impune aos dinheiros públicos, tão fácil de instrumentalizar politicamente no momento em que o sistema deixa de controlar a narrativa.

O centro começa a sofrer a erosão causada pelos seus excessos. No xadrez pode, por vezes, ganhar o jogo, ou pelo menos evitar a derrota, quem no momento certo sacrifica uma torre, um bispo, ou até a dama. Mas a queda de um ou dois banqueiros, um entretanto falecido, fora da prisão, um outro que para lá caminha, apesar de ainda relativamente jovem e saudável, e o sacrifício de um ou dois políticos corruptos, serão o suficiente para que tudo fique igual?

O eleitor típico, ao centro, leitor crédulo da narrativa publicada num Expresso, que carregava religiosamente consigo as sábados para o café e em Julho e Agosto para a praia, está a desaparecer juntamente com o jornal que lia - e o mesmo se pode dizer do leitor de um Diário de Notícias, Público ou outros.

Os leitores estão deixar de seguir as interpretações e análises da realidade publicadas na imprensa financiada pelos anunciantes, que, na linha das muitas páginas com anúncios de prostitutas, são sobretudo o sector financeiro e os grandes grupos ligados ao Estado. 

A diferença é que a prostituição e as casas de massagens não têm agenda política. As verdades alinhavadas pela imprensa e as televisões que “vendem presidentes como se vendem sabonetes”, estão a perder peso e influência.

A guerra pela verdade faz-se nas redes sociais, em Portugal sobretudo no Facebook. E aí a extrema direita tem capitalizado o desgaste e a corrupção ao centro. O país, além de muito mais pobre, corre o risco de sair das próximas eleições muito mais radical.

Se não fossem os carapaus alimados, o convívio com os amigos e a cabana na praia ao sol, a emigração seria a única escolha sensata."

Crónica de Miguel Szymanski em português publicada na Alemanha (in Portugal Post, Agosto 2020, jornal português editado em Berlim). Texto amavelmente cedido ao Portugal glorioso pelo autor.

Deixe o seu comentário

Com tecnologia do Blogger.