«Mais um tijolo na construção de uma sociedade totalitária»

"Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até o último instante o teu direito de dizê-la"

O governo quer monitorizar o discurso de ódio na net - Joana Amaral Dias

O governo quer monitorizar o discurso de ódio na net. Mais um tijolo na construção de uma sociedade totalitária. Vamos lá ver: a fala racista, sexista ou homofóbica é abominável, ignorante, estúpida e moralmente inaceitável. Mas tem direito a existir.

Aliás, há que distinguir preconceito de discriminação. O primeiro tem que ser tolerado, por mais idiota que seja. O segundo não tem que ser monitorizado mas sim combatido activamente com políticas e medidas concretas.

É aceitável que se diga que para a mesma função as mulheres devem ganhar menos que os homens? Sim, é burro mas pode dizer-se. Já não devia era poder praticar-se e em vez de andar a vigiar em modo censura, o governo devia era implementar medidas que impedissem essa obscenidade como já fizeram outros países.

Adiante. Preconceito tem que se aguentar (embora se discuta claro). Discriminação não. É a frase atribuída no século XVIII a Voltaire - "Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até o último instante o teu direito de dizê-la".

Esta semana saiu um incrível Manifesto pela liberdade assinado por grandes como Chomsky, Fukuyama, Salmon Rushdie, Pinker, Margaret Atwood, contra os radicais e fanáticos que querem censurar o discurso divergente, contra o "politicamente correcto" imposto e a favor do livre pensamento, o risco, a discussão. Haja quem. Obrigada.
Joana Amaral Dias (fb)

Deixe o seu comentário

Com tecnologia do Blogger.