Novo Banco: Fundo de resolução tem que ser demitido - Joana Amaral

Essa consultora está completamente enredada num inaceitável conflito de interesses porque esteve a assessorar e a avaliar, enfim, jogou dos dois lados. - Joana Amaral Dias (ver video no final do post)

 Essa consultora está completamente enredada num inaceitável conflito de interesses porque esteve a assessorar e a avaliar, enfim, jogou dos dois lados

A atrasada auditoria da Deloitte não agradou a ninguém do espectro político. Dizem que é porque assim não puderam fazer guerra partidária e andar a acusar os do lado ou passar a batata quente. Mas talvez seja mais porque estão todos comprometidos com o Novo Banco e andaram todos a afocinhar na mesma gamela.

Durante anos quase em uníssono apascentaram o Dono Disto Tudo e lambiam o chão que pisava. Salgado esteve envolvido durante anos em todos os grandes negócios do Estado português e a verdade é que em 2020 continua solto por aí. Depois, com a resolução, a direita teve mão criminosa directa.

Da mesma forma, poucos anos mais tarde, foi o PS, com a venda à Lone Star, que se tornou num cúmplice activo. Mesmo o Bloco ou os comunistas deixaram de estar de fora da porqueira quando embarcaram na geringonça e assinaram por baixo os orçamentos de estado que garantiam as transferências chorudas para o Novo Banco. Ninguém gostou da auditoria porque fazem agora desta instituição o belzebu..... mas quando financiava tantos partidos era a santinha da ladeira. Já não se lembram?!
Joana Amaral Dias

Adenda:
Deixemos-nos de tretas. As auditorias em Portugal são uma grande tanga. Por exemplo - Finamente foi tornada pública a avaliação ao Novo Banco. Adianta alguma coisa? Pouco. Essa consultora está completamente enredada num inaceitável conflito de interesses porque esteve a assessorar e a avaliar, enfim, jogou dos dois lados.

Isto é mato nas Big4 em Portugal. Por isso acontecem coisas como a PwC garantir que estava tudo bem com a casinha Espírito Santo ou vir depois a EY bradar que está tudo mal, posto que só lhe interessa defender os interesses dos seus clientes.

Quem audita estes auditores que, ainda por cima, no nosso país, caem sempre na cama com o poder político, fazem relatórios em meses e seguem um processo de amostragem que é impensável em qualquer auditoria digna desse nome em nações como a Alemanha ou o Reino Unido. Claro que aí esses estudos levam anos.

Muito há a dizer sobre este tema, realmente. Por ora tornem públicos também os contratos de adjudicação destas consultorias (foram todas sem concurso, não foram?! ) , despeçam a Deloitte e o Fundo de Resolução. Já agora, ponham lá um que exerça os seus poderes e exija uma outra administração para o Novo Banco que continuamos a amamentar.

video: JAD. edição: PG.


Veja AQUI: Quem manda no (POÇO SEM) FUNDO de RESOLUÇÃO Bancária, a entidade pública que tem compensado com milhares de milhões de euros o Novo Banco?

Deixe o seu comentário

Com tecnologia do Blogger.