«O unanimismo burro passou a ser o novo normal»

Sanções e dalilas

Portugal é aquele país (entre outros) que à segunda, quarta e sexta manda para a fogueira quem chama menos que doido varrido a Putin e que, à terça, quinta e sábado, fecha os olhos à moratória concedida a Abramovich.
 
«O unanimismo burro passou a ser o novo normal»


Portugal é aquele país (entre outros) que à segunda, quarta e sexta manda para a fogueira quem chama menos que doido varrido a Putin e que, à terça, quinta e sábado, fecha os olhos à moratória concedida a Abramovich (e a todo o regabofe à volta dos poderes da comunidade sefardita portuguesa), minimiza o impacto dos Vistos Gold e deixa a boquinha fechada face ao petróleo russo que atraca em Sines. 


Já aos domingos é dia de esquecer os refugiados do Iémen, da Síria ou do Iraque, e todos os que não são mais branquelas. Parece que, afinal, a grande aspiração de muitos portugueses é serem louros de olhos claros e não primos dos magrebinos, como de facto são. Certo é que a solidariedade racista é a denegação da própria solidariedade. 


Portugal é aquele país que aos dias pares brada pela morte do Presidente russo e pede mais sangue, sanções e lágrimas e que, nos dias ímpares chora o aumento do preço dos combustíveis, berrando a pleno pulmão que, umas semanas depois, já não se aguenta. E a grande hemorragia ainda está para vir, certamente não estancável com óleo de girassol e atum em lata. 


Portugal é aquele país que nos dias começados por ’S’ alinha com a fala extrema do “No Fly Zone” - a que Zelensky insiste em apelar (mas que redundaria numa guerra nuclear, como dito pelos EUA e pela Rússia), e que em todos os outros dias teme o Armagedão e esgota o iodeto de potássio nas farmácias. 


Os portugueses tanto receiam o conflito e vão para as manifestações pedir paz como, no minuto seguinte, salivam por mais armas, aplaudem novos exércitos e maior músculo. De máscaras bem subidas e mãos a pingar álcool-gel, são os bravos do pelotão e fazem juras sobre o que fariam se Putin cruzasse o seu caminho. Sobre diálogo, diplomacia e entendimentos, nem uma única palavra. Raspas.


Enfim, diz-se que a vítima número um da guerra é a verdade mas o que se constata é que a primeira baixa é a racionalidade. Ou seja, aquele que deveria ser o pilar de qualquer estratégia em tempos belicosos e belicistas, a necessidade básica de manter a calma e o norte quando a tempestade adensa, sumiu completamente. 


As contradições e a desorientação já anexaram território. De resto, o mesmo já tinha sucedido com a gestão da covid. Numa crise de saúde pública, o essencial seria apelar à tranquilidade e à razão. Porém, governantes, comunicação social e os injustamente apodados de especialistas, optaram pela vereda exactamente oposta, lançando o pânico, o medo e a desconfiança do outro, censurando qualquer faísca de dúvida ou pensamento crítico, levedando ódios e discriminações. 


O absurdo, a exclusão, o unanimismo burro passou a ser o novo normal entre gentes que correm à toa como galinhas sem cabeça. Ou como Sanções castrados por Dalilas. E, tal como esse nazireu, até à sua própria implosão final.


Joana Amaral Dias 
https://www.facebook.com/joanamaraldias/posts/554368492714389

5 comentários blogger

  1. Que conversa de chacha. Esta deve confundir os portugueses com a bimbalhada do seu círculo de amigos.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do seu conteudo, gostaria de saber se tem alguma sugestao para completarmos este artigos sobre Portugal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado.
      Podemos falar na caixa de mensagens do facebook.

      Eliminar
  3. Como é que está GRANDE BURRA tem o desplante de insultar os portugueses não COMUNAS ( e ALIENADOS), COMO ELA? Toma um conselho: "atira-te ao mar e fiz que te empurrarem"...

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.