21 de Agosto de 1770, a Austrália o quê?

Para os europeus do norte, o responsável pela descoberta da Austrália foi o Capitão James Cook, que reclamou o vasto continente para a coroa do Reino Unido no dia 21 de Agosto 1770 e lhe chamou Nova Gales do Sul. Porém, a viagem do Capitão Cook foi apenas o corolário de várias expedições exploratórias aos mares do Sul em busca do mítico continente do Sul.

Nestas viagens, a Austrália teria sido visitada, segundo alguns investigadores, por portugueses (em 1522, por Cristóvão de Mendonça e em 1525 por Gomes de Sequeira), sendo certas as visitas dos neerlandeses a vários pontos da costa australiana a partir do século XVII. (Wikipédia)
Sempre me fez confusão esta chico-espertice dos ingleses em insistirem no erro, ano após ano, com a complacência dos nossos governantes/instituições responsáveis. Parecem cucos que fazem seus, os ninhos dos outros. A verdade é só uma. Foram os portugueses os primeiros Europeus a chegar à Austrália, cerca de 250 anos antes do Capitão Cook a ter reclamado.

E isso está mais que provado (ver aqui), com mapas, nomes de locais com cheirinho português, canhões e artefactos de pesca encontrados, etc.etc. e, se recuarmos um pouco no tempo, verificamos que uns anos antes o navegador António Abreu (a sua efígie está no Padrão dos Descobrimentos, portanto não era nenhum patrão de costa...) teria "supostamente" aportado à Austrália.

21 de Agosto de 1770, a Austrália o quê?

Nem fazia sentido que uma vez chegados a Timor, só se de repente fôssemos desprovidos de neurónios dar-nos uma branca ou cegueira colectiva, é que não dávamos com aquele continente que dista de Timor apenas 500 km. 

Logo nós que navegámos pelas Gronelândias, Terra Nova/Canadá (João Vaz Corte-Real pode ser considerado o primeiro europeu a chegar à Costa Americana, 20 anos antes de Colombo), toda a costa de África, Brasil, que para chegarmos às Índias das especiarias e ultrapassarmos o Cabo das Tormentas, tivemos trabalhos esforçados muito mais do que permitia a força humana, segundo o nosso poeta. 

Navegámos por "seca e meca", fomos donos de meio mundo desde 1354 (quando arribámos às Canárias) e, depois de todas estas valências, querem-nos fazer acreditar que não vimos a Austrália mesmo à frente dos nossos narizes? Francamente!

Vamos saber o que nos dizem um historiador Australiano (ver o video no final) e um historiador/filólogo Holandês.


«O primeiro contacto europeu com o continente do Sul teria sido efectuado por navegadores portugueses, embora não haja referências a esta viagem ou viagens nos arquivos históricos de Portugal. (*) A principal evidência para estas visitas não declaradas foi a descoberta de dois canhões portugueses afundados ao largo da baía de Broome na costa noroeste da Austrália. A tipologia dessas peças de artilharia indica serem de fabricação portuguesa, podendo ser datadas entre os anos de 1475 e 1525.

No livro, "Para além do Capricórnio", o historiador australiano Peter Trickett afirma que duas expedições portuguesas realizadas nos mares da Indonésia no primeiro quartel do século XVI teriam atingido o território australiano: a expedição de Cristóvão de Mendonça a partir de Malaca para o sul em busca das "ilhas de ouro"(1522), mas sobretudo a de Gomes de Sequeira (1525) que supostamente teria atingido a Península de York. 

Para reforçar esta tese evoca-se o estabelecimento pelos portugueses em 1516 (**) de um entreposto comercial em Timor, que fica a cerca de 500 quilómetros da Austrália.

Segundo o historiador e filólogo Carl von Brandenstein, os portugueses teriam naufragado no noroeste da Austrália Ocidental, perto da ilha de Depuch, entre 1511 e 1520, tendo sido os primeiros europeus a tocar a Austrália, de onde não puderam sair. Estes portugueses acabariam por se integrar com a população local, deixando marcas culturais assimiladas pelos aborígenes. 

A fundamentação das suas teorias encontra-se na análise das línguas das etnias Ngarluma e Karriera (tribos da Austrália Ocidental), que apresentam particularidades que não se detectam nas outras línguas aborígenes, como o uso da voz passiva. Brandenstein apresenta também uma lista de palavras destas línguas que alega terem uma origem portuguesa (exemplos: thartaruga de tartaruga, monta/manta de monte, thatta de tecto)»

(*) - Perdeu-se muita documentação e mapas, aquando do terramoto de 1755. A digitalização ainda vinha longe...

(**) - Há várias datas sobre a nossa chegada a Timor. Sempre pensei que foi em 1511, mas já li que mercadores Portugueses chegaram em 1512 à ilha da parte Leste, habitada pelo Povo Maubere e que a primeira fonte documental europeia conhecida, é uma carta de Rui de Brito Patalim a El-Rei D. Manuel,  datada de 6 de Janeiro de 1514, na qual são mencionados navios que tinham partido para Timor.


Há muito que a descoberta da Austrália por James Cook, levantava dúvidas aos historiadores. O historiador australiano, Peter Trickett, vem agora contrariar o que se ensinou nos últimos 237 anos: Afinal a Austrália foi descoberta pelos portugueses.

video


Sobre este apaixonante tema, aconselho uma visita ao facebook de Deana Barroqueiro, onde vão encontrar excelente material, muitos mapas etc. (Hermínius)

Com tecnologia do Blogger.